2 3 4

terça-feira, julho 17, 2012

Sobre pensamentos anoréxicos Parte 1


Peso, medida, altura, profundidade... Isso é capaz de dizer o que sou ou quem sou e serei?
Eu tenho anorexia e não nego, não a tenho para chamar atenção e quando conto que a tenho, é só algo a mais na minha vida, um algo a ,ais ruim, mas é o que sou. Não que eu não queira mudar. Eu quero. Não acredito (ainda) pode ser que um dia eu acredite, que exista uma cura para os transtornos alimentares, que a pessoa se cure e nunca mais volte a ficar paranóica em relação á seu peso, seu corpo, em relação á desejar ter uma magreza excessiva, ver seus ossos bem aparenter e ser magro além do que o unvierso consta como normal.
Pode ser que algum dia eu consiga parar de provocar o vômito após comer, já consegui isso algumas vezes, mas, os pensamentos sobre meu corpo e peso não mudaram a ponto de eu não ter uma recaída e acabar voltando á velhas práticas. Dito isso, posso prosseguir.
É sobre essa cura que quero falar, mais especificamente sobre nossa visão sobre estética corporal, e como conseguimos “medir” e comparar se estamos abaixo ou acima do peso. Dizem os médicos que seu peso deve estar entre 10 kilos abaixo e 10 kilos acima de sua altura. Por exemplo, eu tenho 1,55 de altura, meu peso deveria ser 55 kilos, mas, pode estar entre 45 e 65, que seriam meu menor peso e meu maior peso dentro da faixa dita saudável, com imc normal.
Quem tem um transtorno alimentar não consegue se sentir confortável, bem ou feliz com o peso considerável saudável, mesmo que seja o peso mínimo para sua altura. Pois, há uma distorção de imagem corporal, onde, se vê com mais corpo do que realmente se está. A pessoa pode ter a consciência de que vestir uma calça 32 e pesar 50kgs é estar magro, mas, ela não se vê magra. Esse é meu caso, eu tenho esse peso e uso esse número de jeans, mas, ao me olhar no espelho, me vejo maior do que estou. Consigo facilmente me comparar com uma pessoa obesa e me sentir maior do que ela. Pois é o que a doença faz com que eu pense.
A mente de um portador de transtorno alimentar, um anoréxico ou bulímico, é modificada pelos transtornos e não é como a mente de uma pessoa saudável. Não é possível então existir um padrão de beleza entre anoréxicos e pessoas saudáveis, com padrões de peso normais.
Mas, apesar de termos pensamentos modificados, com tratamento psicológico e com ajuda de medicamentos prescritos por psiquiatras, há chance de voltar a pensar como antes. E estou passando por essa fase. Já há algum tempo, eu me tratava e parei o tratamento, no entando, eu consigo ter o transtorno e ao mesmo tempo me questionar sobre ele, pois não estou completamente dominada pelos pensamentos obcessivos da anorexia.
E tenho pensado muito a respeito de quem sou, quem me tornei, de como meu peso influenciou e influência nas minhas decisões e como pode influenciar no meu futuro.
Parece contradição, e pode até ser, mas, é como minha mente funciona. Eu tenho blog de fotos de meninas magras e ao mesmo tempo tenho aqui, onde a maioria das vezes meus textos refletem o lado de mim que quer melhorar e ter uma vida tranquila sem me preocupar com peso e tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.flickr.com